terça-feira, 18 de junho de 2013
Situação de aprendizagem nº 2
Trabalho Diversificado e Reflexões sobre o Trabalho do Professor:
A Teoria na Prática
Texto de apoio: “Pausa” Moacyr Scliar / Gênero Contos
Ler ou Compreender, eis a questão!
Sequência Didática: 5 aulas
7º ANO
Objetivos: Ler e compreender o texto trabalhado
Estratégia 1: Discussão instigando o conhecimento prévio a respeito do título “Pausa” e sobre o autor. Distribuição do texto com lacunas para preencher de acordo com o banco de palavras escritas na lousa.
Estratégia 2: Leitura compartilhada, discussão, esclarecimentos de vocabulário e estrutura ou esqueleto do gênero, comparando com mais 3 gêneros textuais como por exemplo: 1 receita de bolo, 1 poema e 1 letra de música.
Estratégia 3: A classe em grupo, elabora um novo final para a história, a partir do parágrafo que antecede o clímax da situação (“Limpou os dedos no papel de embrulho, deitou-se e fechou os olhos”).
Estratégia 4: Dividir a sala em grupos de até 4 alunos em que cada grupo representará o texto de acordo com sua visão.
Estratégia 5: Trabalhar oralmente as características do gênero: Tempo, espaço, personagem e foco narrativo. Instigando o aluno a encontrar no texto as respostas.
Estratégia 6: Trabalho com reescrita: Proposta - Reescrever a história transferindo a personagem principal para uma pessoa conhecida
Estratégia 7: Proposta de transformar a história em quadrinhos - Mudança de gênero.
Estratégia 8: Trabalho com recortes de jornais e revistas, representando o texto “Pausa”.
Estratégia 9: Trabalho com a questão social.Instigando o aluno a refletir sobre a problematização das relações sociais, com a música “Família” dos Titãs e propondo que ele traga textos diversos abordando o tema.
Estratégia 10: Elaboração de carta para o pai (suposto), perguntando a ele o porquê da “Pausa”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário